Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FESTA DE REIS.

Presépio no Santuário Imaculada Conceição Recife.
Morro da Conceição

No Brasil, o Dia de Reis perdeu muito do significado religioso. Mas em algumas localidades da Europa, a data é mais solene até mesmo que o Natal
Hoje é Dia de Reis Magos, Festa de Reis ou, mais tecnicamente, Epifania. Mas, o que exatamente significa essa data e a celebração ligada à ela? “É o dia em que Jesus se manifesta para outros povos”, explica o professor de Teologia da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) José Roberto Develar.


Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: “Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos sua estrela e viemos adorá-lo”.
“Porém, um Deus ser de todo mundo não era admissível para o povo de Israel”, conta Develar. Os judeus almejavam um Deus nacional, que fosse apenas deles, e não alguém como Jesus, que vinha para unir todos os povos e crenças, afirma o teólogo.
A designação “Mago” era dada, entre os orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta os presentes ofertados ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra, isto é, prendas que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei.
“A Bíblia não diz Reis, ela coloca como os `Magos vindos do Oriente´, e também não diz três, mas como Jesus recebeu três presentes, criou-se a tradição de falar que são três pessoas, cada uma dando um presente”, desmistifica o professor.
Segundo a tradição, um era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Quanto aos nomes dos três, o professor explica que tudo são suposições sem base histórica ou bíblica. Foi Beda, um cronista inglês que viveu entre 673 e 735 d.C., quem deu nome aos magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
Como forma de encerramento do Ciclo Natalino da Prefeitura do Recife (PCR), acontece hoje a tradicional Queima da Lapinha. Sempre no dia 6 de janeiro, que na tradição cristã é o dia em que os três reis magos presenteiam o menino Jesus, após seu nascimento, a manifestação cultural conta com a apresentação de pastoris, Bloco das Flores, Guerreiros do Sol Nascente e do Bloco Lírico Cordas e Retalhos. A festa começa a partir das 17h, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e no Pátio São Pedro, no bairro de Santo Antônio.


Para muitos, com o encerramento do Ciclo Natalino, acontece a preparação para o Carnaval. “É como se a gente tivesse que fazer um encerramento para dar início a outro momento“, explicou a coordenadora do Ciclo Natalino, Liana Queiroz. A população se concentra nos dois polos para assistir as apresentações culturais e aprender um pouco da história pernambucana. “Queremos manter viva a tradição e valorizar os grupos culturais que representam no período natalino”.


No Pátio do Carmo serão 12 pastoris que se concentram, a partir das 17h. Às 19h, acontece a saída para o pátio que sedia a Igreja de São Pedro dos Clérigos. Logo depois das apresentações dos grupos liderados pelas dianas, começa a apresentação do Bloco das Flores, dando início ao período que antecede o Carnaval. “Teremos também uma orquestra de frevo já para entrar no clima carnavalesco”, revelou Queiroz.


Já para quem for acompanhar a Queima da Lapinha do Sítio da Trindade, poderá seguir para a concentração que acontece na Igreja da Harmonia, às 18h, e depois seguir para o Sítio. Além das apresentações de outros 12 pastoris, acontece a homenagem aos 60 anos do Reisado Imperial e aos 96 anos de seu criador, Mestre Geraldo de Almeida, o artista popular mais velho ainda em atuação na Capital. Os festejos no Sítio da Trindade começam com a participação dos Guerreiros do Sol Nascente. Depois ocorre a Queima da Lapinha e a apresentação dos pastoris; em seguida o Bloco Lírico Cordas e Retalhos encerra a noite com um baile popular.


OLINDA


Em Olinda, a tradicional Queima da Lapinha acontece no Sítio Histórico. A partir das 18h, sairá uma procissão da rua do Sarapião, no Amparo. Durante o cortejo, as crianças que carregam o presépio serão acompanhadas por um pastoril. Durante a queima, o público pode jogar pequenos pedaços de papel com pedidos que, segundo a tradição, são levados para Deus junto com a fumaça da Lapinha.


Também em Olinda, Casa da Rabeca é comemorada a Festa de Reis com atrações culturais gratuitas. A partir das 18h, na rua Curupira, na Cidade Tabajara, a festa conta com apresentação de ciranda, pastoril e cavalo marinho. Entre as atrações da noite está o Boi Matuto de Olinda. Mestres de grupos convidados também entram na apresentação. A Festa de Reis ainda se completa com o Pastoril Tia Nininha Religioso e a Ciranda Nordestina de Olinda.


Saiba mais


A Queima da Lapinha tem origem ibérica e está vinculada à tradição natalina. Ela geralmente acontece à meia-noite, sempre no Dia de Reis, quando as famílias religiosas queimam, diante das igrejas, a folhagem seca utilizada na ornamentação dos presépios - representação estática do nascimento de Jesus. Já a presença dos pastoris se justifica pela tradição de serem dançados em frente à Lapinha.

Fonte de pesquisa http://www.folhape.com.br/

Para marcar o encerramento dos festejos natalinos, na próxima quinta-feira (6), a Casa da Rabeca do Brasil promove uma animada "brincadeira" ao ritmo do que há de mais original da cultura popular pernambucana: a Festa de Reis. A programação, que prevê a interação com o público, é gratuita.


Entre as atrações da noite está o Boi Matuto de Olinda, anfitrião da festa. Criado há mais de 40 anos pelo próprio Mestre Salu, o grupo reúne filhos e familiares do fundador, que tinha, acima de todas as preferências pela cultura popular, a paixão pelo espetáculo do Cavalo Marinho. Mestres de grupos convidados também entram na apresentação. A Festa de Reis ainda se completa com o Pastoril Tia Nininha Religioso e a Ciranda Nordestina de Olinda.


Festejado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos reis magos ao menino Jesus, em Belém, e encerra o ciclo natalino. A tradição representa o momento em que, guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.
Programação


Quinta Feira - Dia 06/01/2011 - Festa de Reis - A partir das 18h
Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano (Olinda / PE)
Pastoril Tia Nininha (Olinda / PE)
Ciranda Nordestina de Olinda

Fonte de pesquisa: http://www.diariodepernambuco.com.br/

Foto pesquisa Google
Natal Rio Grande do Norte
 Fonte de Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3rtico_dos_Reis_Magos.

DEUS SEJA LOUVADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário