Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta


                                               CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA.


Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta é um romance do escritor brasileiro Ariano Suassuna, publicado em 1971.
É inspirado em um episódio ocorrido no século XIX, no município sertanejo de São José do Belmonte, a 470 quilômetros do Recife, onde uma seita, em 1836, tentou fazer ressurgir o rei Dom Sebastião - transformado em lenda em Portugal depois de desaparecer na África (Batalha de Alcácer-Quibir): sob domínio espanhol, os portugueses sonhavam com a volta do rei que restituiria a nação tomada à força. O sentimento sebastianista ainda hoje é lembrado em Pernambuco, durante a Cavalgada da Pedra do Reino, por manifestação popular que acontece anualmente no local onde inocentes foram sacrificados pela volta do rei.
Suassuna iniciou o Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, seu nome completo, em 1958, para concluí-lo somente uma década depois, quando o autor percebeu o que o levou a escrever o romance: a morte do pai, quando tinha apenas três anos de idade – tragédia pessoal presente na literatura de Suassuna, e a redenção do seu "rei" – uma reação contra o conceito vigente na época, segundo o qual as forças rurais eram o obscurantismo (o mal) e o urbano o progresso (o bem).
A história, baseada na cultura popular nordestina e inspirada na literatura de cordel, nos repentes e nas emboladas, é dedicada ao pai do autor e a mais doze “cavaleiros”, entre eles Euclides da Cunha, Antônio Conselheiro e José Lins do Rego.
Pedra do Reino (São José do Belmonte)
Composição de duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, destino final de uma cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838.


A Festa de MOUROS e CRISTÃOS realizada, anualmente, no último final de semana do mês de maio, em São José do Belmonte-PE, é uma homenagem às tradições ibéricas, onde busca sua inspiração na temática carolíngia das CAVALHADAS através da lenda do Rei franco: CARLOS MAGNO E OS DOZE PARES DE FRANÇA, tão propagada nos cordéis nordestinos, bem como do sebastianismo, quando em 1578, D. SEBASTIÃO, rei de Portugal, montado no seu cavalo branco, empreendeu uma cruzada com um numeroso exército de soldados CRISTÃOS para recuperar os territórios portugueses do norte da África, ocupados pelos MOUROS. Desaparecido misteriosamente o rei na fatal Batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos, foi o mesmo dado como morto, porém, criou-se então a expectativa em torno do seu retorno um dia ao mundo dos mortais para a restauração do reino português nas mãos dos espanhóis.
A crença na volta de D. Sebastião teve muitos seguidores em Portugal e no Brasil, principalmente no Nordeste. Um desses movimentos aconteceu na Serra do Catolé, município de São José do Belmonte-PE no distante ano de 1838 do século XIX. Esse episódio sangrento hoje é relembrado com festa cultural que envolve toda a população local, destacando desde os festejos de ruas às apresentações folclóricas, a pompa, a garbosidade e a seriedade da CAVALHADA e da CAVALGADA À PEDRA DO REINO.
Reconhecida como uma das mais significativas festas populares do calendário turístico do Estado de Pernambuco, este evento belmontense projeta na atualidade, o município dentro do universo do turismo nacional e internacional.
OBS.: As cores ENCARNADO E AZUL identificam os personagens dentro da tradição popular. O AZUL é a cor usada pelos CRISTÃOS e o ENCARNADO é a cor usada pelos MOUROS.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL PEDRA DO REINO
São José do Belmonte – PE

Terra da minha querida amiga Janedite De Oliveira Albuquerque que com muito orgulho e carinho divulga as riquezas que nela existe.Paz e bem amiga.
Salve Maria minha irmã.
Jane Oliveira.
DEUS SEJA LOUVADO !!!


Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://www2.uol.com.br/JC/sites/7maravilhas/pedra-reino.html
Foto de Jane, fonte: Facebook.
http://portalbelmonte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário