Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Família: casais de segunda união estável”.


Arquidiocese de Juiz de Fora reflete casamento de segunda união.
Mais de 120 padres e diáconos refletiram nesta terça-feira, 5,  o tema “Família: casais de segunda união estável”. O momento foi ministrado pelo casal da Pastoral Familiar de Jundiaí, João Bosco Oliveira e Aparecida de Fátima e fez parte da 2ª Reunião de Clero este ano. Outro momento de destaque foi o lançamento, para o clero, da biografia daquele que pode ser o primeiro santo da arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Marciano.
O casal João Bosco Oliveira e Aparecida de Fátima  já escreveu diversos livros e ministra palestras em todo o Brasil sobre o casamento de segunda união. Eles afirmam que é fundamental que a Igreja trabalhe a acolhida dos casais que se encontram nessa situação. “Se a Igreja não acolher os casais de segunda união estável, outras denominações religiosas o farão”, ressaltaram.
É considerado casal de segunda união estável quando pelo menos um dos cônjuges já receberam o sacramento do matrimônio. Os palestrantes explicaram que os casais devem compreender sua condição dentro da Igreja e que, devem servir até mesmo de exemplo, dentro da comunidade, para a reafirmação do matrimônio. “O fato de eles, por exemplo, não poderem receber a Eucaristia deve estar bem esclarecido para o casal. Eles não recebem a Comunhão pelo grande valor e respeito que eles mesmos dão a ela”, enfatizaram.
Para o arcebispo, dom Gil Antônio Moreira, o tema deve ser esclarecido ao clero para que os padres fiquem atualizados. “É uma situação recente e urgente. Se não lidarmos com essa nossa realidade vamos comprometer nossa Igreja. A pastoral da segunda união é fundamental para a arquidiocese”, destacou.

Fonte: CNBB

2 comentários:

  1. OLÁ MINHA QUERIDA FLOR!!! AMEI O SEU TEXTO, POIS ACHEI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ESSE TEMA TÃO PRESENTE EM NOSSOS DIAS.
    SÓ TEM CONCIÊNCIA DO ASSUNTO AQUELE QUE ESTÁ A PASSAR POR ESTE MOMENTO, MOMENTO DE GRANDE CONFLITO CONSIGO MESMO POR SE VER INDIGNO, TRISTE, SÓ E REGEITADO POR GRUPOS, IGREJAS E ATÉ IRMÃOS PAROQUIANOS. QUE TUDO ISSO QUE VC ESCREVEU, SEJA RECEBIDO COM CARINHO E DE CORAÇÃO ABERTO POR TODOS OS NOSSOS IRMÃOS CATÓLICOS. UM GRD BJ E SALVE MARIA!!!

    ResponderExcluir
  2. Presados irmãos em Cristo
    Somos da diocese de Caruaru PE.Estamos lutando para implantar em nossa diocese o primeiro encontro de casais em segunda união.Achamos que a necessidade é urgnte de se acolher esses casais que como qualquer ser humano necessita da misericordia de Deus.Se vcs ja realizaram este tipo de encontro por favor me enviem imformações desde ja agradeço.A paz de Jesus e o amor de Maria

    ResponderExcluir