Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

domingo, 17 de abril de 2011

Arquidiocese e Prefeitura do Recife no combate à Dengue.

É preciso que a população fique atenta e realize seu papel de cidadão, como cidadão cristão intensifique sua batalha para que tenhamos vida e vida em abundância, com um pouco de atenção cuidado, zelo com nossa casa e até mesmo colaborando amavelmente como quem mora ao nosso lado podemos evitar que o mosquito prolifere e nos atinja e extermine vidas em nosso meio.

PARTICIPEMOS DESSA CAMPANHA É NOSSA MISSÃO.

Dentro de poucos dias, os fieis das igrejas católicas do Recife encontrarão mais um local onde será possível se informar sobre como combater o mosquito da Dengue. A diretoria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde do Recife, reuniu-se, na manhã da quarta-feira, 13, com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, para discutir as estratégias que serão utilizadas nas paróquias para a sensibilização das comunidades.

Segundo a diretora Adeílda Ferraz, a campanha terá duração de três meses (junho, julho e agosto), uma vez que esse período consiste num alerta máximo por conta do acréscimo dos números de casos da doença. “A ideia é que os padres, no final das missas, orientem a população sobre a hidratação oral, solicitando que os fieis consumam muito líquido diariamente – uma média de quatro litros entre água, sucos, leite, chás -, para que os casos já diagnosticados não incidam em complicações maiores indo até a forma mais grave da doença, que é a dengue hemorrágica”, disse. Adeílda ressaltou, ainda, a importância da parceria.
“Essa ação conjunta é de fundamental importância para nós. A Igreja Católica tem um papel fundamental nesse trabalho, pois atinge um grande público. Dom Fernando sempre colabora conosco nesse sentido”.

O arcebispo não só aderiu à campanha como também irá convocar o clero da Igreja Católica para dar início à operação de combate à Dengue. “Esta é a terceira vez que trabalhamos em parceria com a Secretaria. Este ano estamos de volta e temos que juntar as forças para combater esse mosquito. A igreja pode ajudar, e muito, porque tem as paróquias com suas atividades semanais, inclusive aos domingos com as missas. Já combinamos um encontro com o clero, que deverá reunir entre 150 e 200 padres que atuam na Arquidiocese, do qual a Secretaria também participará dando orientações para que os padres repassem para as comunidades”.

A Secretaria de Saúde também atuará em outros segmentos religiosos como as igrejas evangélicas. “Precisamos da sociedade civil organizada. Quanto mais pessoas aderirem melhor”, disse Adeílda Ferraz.

Dicas – O Aedes Aegypti atua em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes e caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Se a pessoa tiver febre, vômito, encontrar machas vermelhas pelo corpo ou sentir dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.

Quem quiser tirar dúvidas sobre os cuidados com a dengue, pode ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone – 0800.281.1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário