Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


Natal do Recife

Prefeitura do Recife realiza o Natal da Solidariedade e promete mais um fim de ano inesquecível na capital pernambucana
O Recife se ilumina mais uma vez para a chegada do Ciclo Natalino, criando um grande espetáculo para os olhos e inspirando os recifenses e os visitantes a valorizarem o espírito de paz ainda presente nesta época. Além das luzes e cores, que já enfeitam a nossa cidade, neste ano a árvore de Natal está ainda mais representativa (feita de CD’s reciclados) e montada em balsas instaladas no rio Capibaribe, berço de nossa capital.
Em 2010, a Prefeitura do Recife dedica seu Ciclo Natalino ao IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, que há 50 anos vem fazendo história no atendimento e assistência médica às famílias da Região Nordeste. Além disso, presta tributo a Seu Manezinho Araújo, conhecido como o Rei da Embolada, e ao centenário do Mestre Geraldo de Almeida, do Reisado Imperial. Leia mais sobre as homenagens.
Em consonância com todas as ações da Gestão, o Natal e o Réveillon têm como foco as diretrizes de descentralização, multiculturalidade e democratização do acesso à cultura. Durante os 26 dias de festas, toda a cidade será contemplada com uma programação que privilegia a qualidade e valorização de nossa cultura. Cada polo, cada comunidade, vai sediar eventos comemorativos da época, com as tradicionais cantatas, reisados, bois e pastoris, além grupos artísticos de música contemporânea.Leia mais sobre a programação.
.

Iluminação

Sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e promoção da inclusão social. Estes são os conceitos inspiradores da iluminação do Ciclo Natalino do Recife em 2010. A proposta é usar material reciclável, como garrafas pet, e reutilizar objetos e insumos adquiridos pela Prefeitura do Recife em ciclos festivos anteriores, a exemplo de reatores, lâmpadas e manilhas. Assim, estabelece-se uma sinergia entre a iluminação, com ênfase no jogo de cores, e a paisagem e o traçado urbano.
Os traços arquitetônicos da cidade serão realçados por meio de uma tecnologia que utiliza diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED – que possui uma duração de vida dez vezes maior e um consumo cinco vezes menor se comparado à lâmpada incandescente clássica. Dessa maneira, haverá uma redução de 90% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.
Já o quesito inclusão social também é contemplado pelo projeto de iluminação, que oferece oficinas, abertas a alunos do Programa Multicultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife, voltadas à confecção dos elementos cênicos.
Dada a aceitação e repercussão positiva alcançada em 2009, pelo segundo ano consecutivo, a concepção do projeto de iluminação do Ciclo Natalino do Bairro do Recife fica por conta de Jamile Tormann, arquiteta curitibana com Mestrado em Iluminação pela Universidade de Brasília e professora do curso de Iluminação do Instituto de Pós-Graduação (IPOG).
Para outras áreas da cidade, a Prefeitura do Recife também planejou uma iluminação especial. A avenida Agamenon Magalhães e a praça do Entroncamento vão receber a ornamentação, também ancorada nos conceitos de sustentabilidade e inclusão social. Os elementos decorativos foram desenvolvidos por trinta alunos indicados pelo Programa Multicultural, que estão produzindo grandes esferas formadas por CDs e DVDs com gravações piratas apreendidos pela Polícia Federal. Garrafas PET também são matéria-prima importante para o projeto, adquiridas por um preço justo de catadores que entregam o produto em bom estado.
Uma inovação que deve trazer grande impacto e chamar a atenção que quem estiver no Recife durante o Ciclo Natalino serão as projeções no rio Capibaribe. Nas proximidades da Igreja de Madre Deus, a Prefeitura do Recife vai projetar imagens em uma cortina d’água, que vai subir do leito do rio. Um verdadeiro espetáculo de imagens, luzes e música que vai realçar ainda mais a beleza do local e da época com 2 apresentações por dia nas quintas e sextas-feiras e 3 a 4 apresentações por dia aos sábados e domingos, a partir do dia 28 de novembro.
Foto: Sony Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário