Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Programação de encerramento da Festa de Nossa Senhora Conceição



A 106ª Festa de Nossa Senhora da Conceição chega ao fim nesta quarta-feira (8), dia dedicado à Santa.  Para marcar a data, várias missas serão celebradas junto aos fiéis a partir da 0h no Morro da Conceição, em Casa Amarela, no Recife, e uma procissão vai reunir milhares de fiéis nas ruas da cidade.

As missas desta quarta serão celebradas de duas em duas horas a partir da 0h. Encerram a manifestação uma grande procissão e uma missa de encerramento, celebrada pelo arcebispo Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A festa atualmente se constitui no maior evento religioso do estado de Pernambuco, reunindo cerca de 700 mil pessoas ao longo dos nove dias de festa,

A Procissão de Encerramento  sai do Parque da Jaqueira às 16h30 e segue pela Avenida Rui Barbosa, vira a esquerda em direção a Rua Antenor Navarro, cruza a Rua do Futuro, segue pela Avenida Conselheiro Rosa e Silva, vira a direita na Rua Cônego Barata seguindo pela Avenida Norte e sobe o Morro da Conceição pela Estrada do Morro da Conceição. 

Na edição deste ano, os homenageados são a médica pediatra Zilda Arns, falecida em janeiro durante missão de paz no Haiti, e o Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP), pelos seus 50 anos de serviço médico-social em Pernambuco.

TRÂNSITO
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai deslocar 45 de seus agentes para orientar o trânsito na região. Com início da festa, a circulação de veículos particulares e do transporte coletivo será proibida no largo Dom Luiz. 

O terminal de ônibus que existe no local funcionará na rua Pedro Allain. Essa rua, que é mão dupla, ficará em sentido único da rua Padre Lemos para a Avenida Norte. A rua Xavantes, entre Pedro Allain e Guaicaras, também passa a ser mão única.

Na parte baixa do morro, as vias que contornam a praça do Trabalho e as suas transversais ruas Guaicaras, Marino de Melo Berengue, Paula Batista, Major Joca Leal, Fernando de Souza Laerte e Eugênio Samico, serão fechadas a partir das 18h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E IASC
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) realizarão ações de enfrentamento à violação de direitos, vivenciada por crianças e adolescentes durante os festejos. O foco das ações será a situação de rua e mendicância e a exploração do trabalho infantil.

Até a quinta-feira (9), 41 pessoas ligadas a SAS e ao Iasc estarão envolvidas no trabalho. Durante toda a ação, os educadores sociais do Iasc farão a sensibilização dos fiéis, comerciantes e moradores.

Dois núcleos de atendimento estarão montados na escola municipal Julio Vicente, na praça do Morro da Conceição; e na quadra da Praça Largo Dom Luiz. As crianças e jovens serão acolhidos pelos núcleos.

SAÚDE
A Secretaria de Saúde realizará ações para garantir a saúde dos fiéis que participam das comemorações. Nesta quarta profissionais da Atenção à Saúde, das Vigilâncias Sanitárias e Ambiental, do Programa de Redução de Danos e DST/Aids estarão a postos no atendimento oferecido à população.

O SAMU montará na Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na Rua da Conceição, 589, uma estrutura de prestação de serviços gerais, divididos por plantões com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Para a procissão de encerramento uma unidade acompanhará todo o trajeto oferecendo retaguarda para quem não se sentir bem durante o cortejo. 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DESTA QUARTA:

0h – Missa.
2h - Celebrante: Pe. Adriano Chagas 2h Missa
4h - Celebrante: Pe. Severino Lourenço 4h Missa
6h - Celebrante: Pe. José Roberto França e Pe. Severino Lourenço 6h Missa
8h - Celebrante: Pe. Josenildo Tavares 8h Missa
10h - Celebrante: Frei Eduardo 10h Missa
16h - Celebrante: Pe. Cosmo Francisco 
16h - Concentração da Procissão de Encerramento em frente da Capela do Parque da Jaqueira 16h30 – Saída daProcissão de Encerramento 
18h - Missa solene de enceramento da Festa do Morro 2010 presidida por dom Fernando Saburido e co-celebrada por demais padres presentes.



Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/religiao/2010/12/07/NWS,525620,4,290,NOTICIAS,766-PROCISSAO-MISSAS-MARCAM-DIA-SENHORA-CONCEICAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário