Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Frutos do Dom da Paz, o Profeta Brasileiro





"Quando se sonha só, é apenas um sonho, mas quando se sonha com muitos, já é realidade. A utopia partilhada é a mola da história". 


Hélder - um outro sonho: "pobres evangelizando pobres"


A idéia surgiu em 1969... "Apressemo-nos na obra de Evangelização", dizia Dom Helder... E daí a imaginar um movimento no qual essa urgência fosse partilhada entre irmãos de um mesmo bairro, de uma mesma área, com sofrimentos e linguagens comuns, foi um passo ligeiro. Surgia o belo movimento ENCONTRO DE IRMÃOS, no qual "os pobres evangelizavam os pobres" e que estava em acordo com o clima de renovação que vivia a Igreja Católica no mundo. Quase todas as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife aceitaram o Movimento que surgia, facilitando a formação de grupos, identificando líderes, chegando a contar, já em 1970, com cerca de 75.000 pessoas, tanto da área rural, como da área urbana. O sucesso do Movimento foi tamanho que outras dioceses do Nordeste começaram a experimentá-lo em suas áreas de ação, sobretudo porque o rádio era o grande instrumento de comunicação e mobilização usado em Olinda e Recife e seu poder de abrangência chegava longe, dando uma rápida divulgação do trabalho. O "Encontro de Irmãos" atuava nas bases, ajudando o povo a se organizar, a entender seus direitos à luz do Evangelho. Era uma ótica nova na Igreja que calava fundo no coração dos homens e promovia a transformação social.  No dia-a-dia, o Movimento se desenvolvia através da animação e organização popular, com uma estrutura simples, construída de forma democrática. Todos os grupos estavam ligados à Pastoral Popular Urbana da Arquidiocese e fazia parte dos trabalhos realizados junto às populações mais pobres ...A vida do povo, suas carências, eram o foco da ação evangelizadora e libertadora do Movimento. Foram, não.... são ainda, nos muitos grupos que permaneceram, mesmo depois do afastamento do seu Arcebispo e que, até os dias de agora, cumprem seu papel no meio dos pobres, na alegria e na busca da liberdade e da ação. Talvez tenha sido esta a mais rica e mais conhecida obra de Dom Helder Câmara, embrião das futuras Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, que viriam a frutificar no mesmo terreno onde o Encontro de Irmãos cumpriu e cumpre tão bem o seu papel.

                                                     Frases de Dom Hélder

1. O grande embate dos nossos tempos é a miséria. E não se diga que ela é invencível.
2. A injustiça é indivisível: atacá-la e fazê-la recuar aqui e ali é sempre fazer avançar justiça.
3. O amor é o perfume das almas.
 4.O sopro do amor fará aumentar o talento.
5.Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como a minha sombra.
 6.Os homens gastam-se tanto em palavras, que não podem entender o silêncio de Deus.
 7.Na pobreza existe apenas o indispensável, mas existe. Na miséria, nem o indispensável existe.
8. Melhor do que o pão é a sua partilha, sua divisão.
 9.Para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar, sorrir, trabalhar. 
10. Quando se sonha só, é apenas um sonho, mas quando se sonha com muitos, já é realidade. A utopia partilhada é a mola da história. 
 11.Segundo minha fé, o universo é obra de um Deus que é Pai. Logo, é uma obra de amor. Como poderia o ódio ter a última palavra?
12.Quem dá aos pobres, empresta a Deus!

Este ano foi realizada como de costume a campanha promovida pelo ENCONTRO de IRMÃO, desta vez com objetivo de ajudar os nossos irmãos atingidos pelas enchentes em Pernambuco e Alagoas, também foi destinado parte da arrecadação ao Hospital Infantil Maria Lucinda. Com a participação ativa de seus membros que fazem suas coletas nas diversas áreas dos setores de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife.

                                                         
                                                              Dom Helder Pessoa Câmara 
                            (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 — Recife, 27 de agosto de 1999)


Fonte de Pesquisa:http://www.catolicanet.com/
http://180graus.brasilportais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário