Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Dom da Paz

Um dos frutos do Dom

Dom Hélder Câmara


Religioso cearense, destacou-se internacionalmente quando ocupava a Arquidiocese de Olinda e Recife, ao sair constantemente em defesa dos direitos humanos, durante o regime militar Brasileiro instalado em 1964.
Foi um dos idealizadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1952, uma das entidades responsáveis pela inclusão do problema das desigualdades sociais no discurso e ações da Igreja Católica no Brasil. Hélder Pessoa Câmara nasceu a 07 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, Ceará,sua mãe Adelaide Rodrigues Pessoa Câmara. Seu pai João Eduardo Torres Câmara Filho, deu-lhe o nome de Hélder, que significa "Hélder, fortaleza do Norte da Holanda".Morreu em sua casa, no Recife, às 22h20 de 27 de agosto de 1999, vítima de insificiência respiratória aguda, decorrente de uma pneumonia, depois de haver passado cinco dias hospitalizado. Uma multidão acompanhou o seu corpo que foi conduzido, em carro do Corpo de Bombeiros, até a Igreja da Sé, em Olinda, onde foi sepultado. Pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, Dom Hélder recebeu vários prêmios internacionais, entre os quais destacam-se o Prêmio Martinho Luter King, Estados Unidos, 1970, e o Prêmio Popular da Paz, Oslo, Noruega, 1974. Entre as honrarias, recebeu títulos de Doctor Honoris Causa em universidades de vários países. 

Autor de 22 livros, a maioria ensaios e reflexões sobre o Terceiro Mundo e a Igreja. Um deles posso destacar "UM OLHAR SOBRE A CIDADE" 
Dom Helder Pessoa Câmara iniciou na vida religiosa aos 22 anos de idade.
OS TÍTULOS DE CIDADÃO

Dom Hélder recebeu o título de Cidadão Honorário de 28 cidades brasileiras e duas estrangeiras: a cidade de São Nicolau na Suiça e Rocamadour, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário