Porque ele é o guia da sabedoria e orientador dos sábios"

Jesus

Meu irmão meu amigo seja bem vindo a casa é sua , a PAZ de Cristo e o AMOR de Maria.

sábado, 28 de agosto de 2010

Santo Agostinho, Santa Moninca, Rogai por nós!


 Amo a igreja que participo, porque ela leva-me a vivenciar histórias cheia de  providência que  encanta -me.
São muitas as situaçoes que se entrelaçam, tudo gira e acaba encontrando-se no mesmo lugar, vai da vida de hoje a vida dos que já adormeceram.

Tem um Padre, bispo, escritor, teólogo, filósofo, Santo e Doutor da Igreja Católica, que sua história muito me alegra, Santo Agostinho de Hipona.
Hoje comemoramos o seu dia, ontem comemoramamos o dia dedicado a sua mãe Santa Monica, (Tagaste ano 332 Tagaste, 27 de agosto de 387) Agostinho se converteu no ano que sua mãe morreu, e morreu no mesmo mês que sua mãe morrerá. Santo Agostinho (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de 430).
Na Igreja Católica, e na Igreja Anglicana, é um santo, e um importante doutor da Igreja, e o patrono da Ordem religiosa Agostiniana; seu memorial é celebrado no dia 28 de agosto. Muitos protestantes, especialmente calvinistas, o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina. Na Igreja Ortodoxa Oriental ele é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho, apesar de uma minoria ser da opinião que ele é um herege, principalmente por causa de suas mensagens sobre o que se tornou conhecido como a cláusula filioque. Entre os ortodoxos é chamado de "Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho o Abençoado".
Luta árdua foi a que aconteceu na vida dessa mulher, como tantas mães de hoje que pelos seus filhos pedem constantemente ao pai por dias melhores para seus filhos e pela conversão dos mesmos. "Mônica foi canonizada não por ter operado milagres ou por ser mártir, mas sim por ter sido, alegadamente, a "responsável pela conversão de seu filho" mostrando empenho em ensinar condutas cristãs como moral, pudor e mansidão, mostrando a intervenção feminina no interior da família, pois foi o meio, através da oração, que contribuiu para a vida religiosa do filho".
No verão de 386, após ter lido um relato da vida de Santo António do Deserto, de Santo Atanásio de Alexandria, que muito inspirou-lhe, Agostinho sofreu uma profunda crise pessoal. Decidiu se converter ao cristianismo católico, abandonar a sua carreira na retórica, encerrar sua posição no ensino em Milão, desistir de qualquer ideia de casamento, e dedicar-se inteiramente a servir a Deus e às práticas do sacerdócio.
A chave para esta transformação foi à voz de uma criança invisível, que ouviu enquanto estava em seu jardim em Milão, que cantava repetidamente, "Tolle, lege"; "tolle, lege" ("toma e lê"; "toma e ler"). Ele tomou o texto da epístola de Paulo aos romanos, e abriu ao acaso em 13:13-14, onde lê-se: "Não caminheis em glutonerias e embriaguez, nem em desonestidades e dissoluções, nem em contendas e rixas, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis a satisfação da carne com seus apetites".
Ele narra em detalhes sua jornada espiritual em sua famosa Confissões (Confessions), que se tornou um clássico tanto da teologia cristã quanto da literatura mundial. Ambrósio batizou Agostinho, juntamente com seu filho, Adeodato, na vigília da Páscoa, em 387, em Milão, e logo depois, em 388 ele retornou à África. Em seu caminho de volta à África sua mãe morreu, e logo após também seu filho, deixando-o sozinho, sem família.
A vida dos grandes santos não foi facil, somos todos também chamados a ser santos! e Agora? qual será nossa resposta a esse chamado?
Como pessoa estejamos nós abertos a ouvir a voz que nos chama! ( A voz de Deus) como filhos confiantes. Como mães cristãs seguindo o exemplo de Santa Monica sejamos nós semelhantes a esses exemplos de vida cristã.
O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mónica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs. A sua festa deve ser celebrada no mesmo dia em que morreu.

Aurélio Agostinho (em latimAurelius Augustinus), Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho (Tagaste13 de novembro de 354 — Hipona28 de agosto de 430)

SANTO AGOSTINHO, Rogai por nós
SANTA MONICA, Rogai por nós.

Conferir http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/ago/monica2708.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário